terça-feira, 7 de agosto de 2012

Final Fantasy: Theatrhythm


P U T A - N O M E Z I N H O - M A L D I T O

  O primeito jogo a ser destrinchado no blog é um muito recente (em 07/08/2012), Thetrhythm é o mais novo lançamento da franquia Final Fantasy®, título produzido pela empresa Square Enix® e que pode ter certeza, foi esquecido muito mesmo antes de ser lançado.

  
- O que é?

   Jogo "musical" ou "rítmico" que tem como tema uma franquia famosa há 25 anos e que até quem nem videogame tem já ouviu falar, Final Fantasy é sinônimo de RPG e é uma das séries mais famosas de todos os tempos. No jogo são relembradas as músicas que fazem parte de todos os episódios até hoje lançados, que totalizam 13 jogos principais, Além centenas de spin offs, como é o caso de Theatrhythm e que não tiveram suas trilhas sonoras inclusas no game.


- Características:


  O jogo consiste de forma geral em apertar o "botão" certo na hora certa, semelhante a outros jogos de ritmo como Dance Dance Revolution (Multiplataforma) ou Elite Beat Agents (NDS), e eu digo "botão" porque na realidade você não precisa apertar um botão, e sim tocar a a caneta Stylus na tela inferior do Nintendo 3DS, que é sensitiva ao toque. Qualquer ponto da tela pode ser apertado desde que no momento certo, variações como "segurar" ou "arrastar" a caneta no momento certo também existem, o que aumenta o desafio.



A Rinoa te olhando desse jeito também aumenta o desafio.


  Existem 3 formas principais de jogo: Séries, Desafios e Multiplayer

  O modo série consiste em 5 músicas de cada um dos títulos da série (do 1 ao 13) sendo que a primeira e a última música são mais para "prólogo" e "encerramento" do modo, podendo inclusive serem puladas, as outras 3 são músicas de batalha, evento e ambiente de cada um dos games.

  Na música de evento o cursor se move pela tela, as notas ficam paradas e você deve toca-las conforme o cursor passa sobre elas, ao fundo um clipe com as principais cenas do jogo corre durante o gameplay, podendo ser revisto como um Item a ser destravado através de pontuação.

  Na música de batalha, 4 cursores ficam parados, 1 para cada personagem da sua equipe, e aqui preciso fazer uma pausa para falar sobre as equipes e os personagens.


  Os personagens são os principais de cada episódio da série, e a arte do jogo é bem peculiar e interessante, você pode formar equipes de 4 personagens que juntos formam uma estratégia. Por exemplo, Zidane, personagem principal de Final Fantasy IX tem agilidade alta, o que permite que ele tenha uma boa chance de se "esquivar" de um erro, ou seja, quando você tem ele em seu grupo existe a possibilidade de não sofrer dano ao HP mesmo errando uma nota. Cada personagem tem suas respectivas características que não são customizáveis e que evoluem conforme o ranking das músicas jogadas, que é transformado em XP e distribuído aos personagens do grupo. Além disso você tem a possibildade de equipar itens e habilidades que ajudam durante o gameplay, principalmente no modo desafio.

  Voltando à explicação da música batalha, equanto você joga, inimigos vão aparecendo e conforme você acerta as notas, gera dano nos inimigos de acordo com o poder de ataque dos personagens. Quantos mais inimigos matar até o final da música, mais XP vc gera, e por aí vai eternamente. O que aliás é outra característica básica de Final Fantasy, quase todos são eternos, com pelo menos umas 200 horas jogáveis cada.

  Por último, a música de ambiente, que é na maioria das vezes a música que toca no World Map dos jogos, nessa música o cursor fica parado e o personagem caminha no ambiente de cada um dos jogos ao fundo, que foi artisticamente recriado para essa edição.

  Em todos os três modos existem notas especiais que são prateadas, acertando todas elas você gera um evento especial, na música de evento, você libera uma "versão extendida" da música, que tem uns 10 segundos a mais, na música de batalha você chama um summon, ou aeon, que auxilia na batalha com seu alto poder de dano, e na música de ambiente seu personagem vira um chocobo e sai correndo pelo cenário.


Chocobo = Galinha gigante para os fifeiros (leigos)... hehe...


  No modo desafio são as mesmas músicas, mais difíceis e sem opção de escolha, você joga primeiro e descobre qual é a música depois (badasssssss...)

  O modo multiplayer é o modo desafio, só que em mais jogadores.

  Existem muitos itens, personagens, videos e músicas a serem habilitados, e você faz isso através dos pontos que adquire jogando as músicas, qualquer modo gera pontos cumulativos.

  Como nem tudo são flores, assim que você abre o jogo já é recebido por uma tela te oferecendo Add-ons, que são músicas adicionais que podem ser compradas a R$1,99 cada. Beleza que R$1,99 não deixa ninguém mais pobre, mas se a música estava pronta na data de lançamento do game, porque demônios não saiu no game? A resposta? você sabe a resposta... o bolso dos produtores também.

  No fim, é um game que na minha opinião vale muito à pena, divertido, lindo e bem estruturado, must have sem dúvidas. Eu daria uma nota 8,5 só pra não desvalorizar meu 10 XD, pra quem gosta de games musicais então, must have².

  E o que ele está fazendo aqui no blog? Bem, como ele é um jogo musical, é tido como jogo casual e não atrai os olhos da maioria dos gamers. Com certeza é um jogo que já faz parte da minha formação gamerzística, seja lá o que isso signifique.

 Além do mais, com essa arte surpreendente, até o Sephiroth ficou uma graça <3

dafuq is goin' on?



==========================================================
LATINO, ME DA IBAGENS
==========================================================





Nenhum comentário:

Postar um comentário