Ou Sangria Infernal, se fosse traduzido para a sessão da tarde.
Quando você se depara com uma ideia original é bem fácil que você a rejeite inicialmente, é o caso desse game. Quem não ama humor e terror trash, survival horror e tomar uns sustos muito toscos desiste dele com menos de meia hora jogada.
- O que é?
Illbleed é um Survival Horror lançado por uma empresa semi-independete chamada "Crazy Games", lançado para o Dreamcast em 2001 no japão e que teve uma aceitação muito baixa por parte do público, muito possivelmente devido ao seu tema principal, terror e humor trash, conhecido por alguns seguidores do gênero aqui no Brasil como "Terrir" e que até onde eu sei agrada uma pequena parte dos consumidores de mídias em geral.
- Enredo:
Um novo parque temático chega à cidade, e os amigos de Eriko (Personagem principal) ganham entradas, mas ela por algum motivo "obscuro" não tem a menor vontade de visitar o parque, seus amigos seguem sem ela.
Os amigos de Eriko não retornam do parque, e alguns dias após o desaparecimento deles Eriko decide ir até lá descobrir o que aconteceu. E é claro que surpresas desagradáveis a aguardam.
- Características
De inicio, o jogador se depara com um monitor da saúde física e mental de Eriko.
De inicio, o jogador se depara com um monitor da saúde física e mental de Eriko.
| Você também se depara com abacaxis zumbis gigantes, mas não é tão de início assim. |
Nesse monitor existem alguns marcadores: adrenalina, batimentos cardíacos e sangramento. A treta é bem simples, a personagem pode Infartar com os sustos que tomar, sangrar até a morte e enlouquecer. Além disso existe um painel superior que marcam os sentidos de Eriko: visão, audição, olfato e sexto sentido.
| Aí você encontra um monstro e descobre porquê não incluiram o tato e o paladar no marcador dos sentidos. |
Ao contrário da maioria dos jogos do gênero, o gameplay de IllBleed força o jogador a caminhar com calma pelos níveis do jogo, analisando o ambiente e usando uma ferramenta chamada "Horror Monitor" que você encontra bem no início do primeiro estágio. Usando o horror monitor juntamente com os sentidos de Eriko você evita os sustos e mantém seu status em ordem, no entanto isso consome adrenalina, e caso ela fique com o nível de adrenalina baixo ela começa a alucinar e pode ficar pinéu.
Agora, na minha opinião, o tchãn desse jogo está no enredo... pera.. dels... não creio que usei esse termo...
Enfim, o jogo tem um mapa principal, que é como se fossem diversas salas de cinema, e cada filme em cartaz corresponde à um estágio do jogo, mas as histórias, haaaaaaa as histórias, elas são muito boas, desde um pai zumbi que se vinga de meninos de 13 anos que causaram um incêndio que levou à morte do seu filho, passando por uma sátira de Toy Story onde os brinquedos vão resgatar a alma de seu dono recém falecido, até o fatasma de um criador de vermes subterrâneos que deseja encontrar seu verme de estimação no inferno, e para isso pede que você o mate. DÁ PRA TER NOÇÃO DO ENREDO? Não tem jeito, vou ter que fazer um Spoiler, quando você mata o verme, SOAUHSAUOH o fantasma dele encontra o fatasma do velho e fala: PAPAAAAAAAAAAAA, é demais, inesquecível.
| PS: isso é um verme, apesar de possuir uma estrutura anatômica em sua extremidade muito semelhante à um prepúcio. |
A quem interessar o enredo, que é excelente por sinal, pode ler todas as histórias aqui
A questão principal é, o jogo é extremamente difícil no começo, o que faz com que muitas pessoas desistam de jogá-lo, mas após você terminar com muito esforço o primeiro filme, você recebe uma premiação em dinheiro, que pode usar para comprar papel higiênico para controlar o sangramento e injeções de adrenalina para manter a sanidade mental de nossa protagonista na loja da Bloody Mary que fica no mapa principal, o que ameniza muito o sofrimento nos estágios restantes.
Apesar de ser um jogo muito Indie, IllBleed tem diversas características únicas e diversos pontos positivos, a jogabilidade não é a melhor do mundo, mas esperar isso dele é como assistir um filme trash esperando imagem em HD 1080p. Na época em que eu joguei foi um jogo muito inovador, tanto em matéria de gameplay quanto em matéria de história, no entando hoje em dia temos mais representantes desse gênero como Deadly Premonition e os games da Série Evil Dead.
- E no fim das contas, vale a pena jogar?
Com certeza! Principalmente porque hoje é fácil conseguir um emulador bom que carregue isos de Dreamcast, o que dispensa a necessidade do hardware original e facilita bem as coisas, o jogo está longe de ser perfeito, mas eu considero sim uma obra prima incomparável.
==================================================
IBAGENS
"Eh… Eh… Isso é uma barbaridade!! Não dá pra viver assim!! Onde é que estão as autoridades?!" Datena comenta IllBleed.
"Eh… Eh… Isso é uma barbaridade!! Não dá pra viver assim!! Onde é que estão as autoridades?!" Datena comenta IllBleed.
==================================================
![]() |
| Brinquedos da sátira de Toy Story |
| Golden Ticket do Willy Wonka é para os fracos e cardiopatas. |
Revisão: Sekiya

